1. Introdução

2. Natureza e objetivos

3. Organização do Colégio

4. Funcionamento/Horário/Calendário Escolar

5. Atendimentos Individuais/Contactos com a Escola

6. Alimentação

7. Uniformes

8. Saúde

9. Segurança

10. Admissão/Matrículas

11. Pagamentos/Modalidades de Pagamento

12. Colégio aberto em Agosto

13. Disposições Finais

 

1. Introdução

As presentes normas de funcionamento, consistem numa versão reduzida do Regulamento Interno do Colégio Papião e expressam em termos oficiais, a relação da escola com as famílias e são do conhecimento de toda a Comunidade Educativa.

 

2. Natureza e Objetivos

O Externato Infantil o Papião, Lda,
designado por Colégio Papião
sede na Rua Conselheiro Fernando de Sousa, 117
em S. Pedro do Estoril
contribuinte nº 501491740
telefone nº 214681717
Site: www.papiao.pt

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Tem os seguintes ramos de ensino:

  • Creche (Berçário, Sala 1 Ano, Sala Mista (1/2 anos) e Sala dos 2 Anos )
  • Pré-Escolar (Salas dos 3, 4 e 5 Anos)
  • Ensino Básico - 1º Ciclo

 

O Colégio Papião tem como objetivo orientar e estimular o crescimento da criança dentro da visão “ é bom crescer” e “é bom aprender”.

Este objetivo pressupõe um trabalho de equipa por parte de todos os intervenientes da comunidade educativa.

 

3. Organização do Colégio

Direção do Colégio

A Direção é o orgão ordinário de gestão e de representação da escola. 

A escola tem uma única Diretora por despacho de 13 de Novembro de 1990.

O Colégio Papião, como comunidade educativa organizada, tem o seu suporte em documentos que contêm as orientações gerais da ação educativa.

  • Projeto Educativo
  • Regulamento Interno
  • Normas Operativas
  • Plano Anual
  • Projeto Curricular de Turmas

 

Creche/Direção Técnica

A Creche está sob responsabilidade de uma Diretora Técnica.

A responsável por sala é a respetiva Educadora.

 

4. Funcionamento/Horário/Calendário Escolar

4.1. O Colégio encontra-se aberto todo o ano, exceto:

-   Feriados Nacionais e Municipal (13 de junho)
-   Dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro de 2018
-   2ª e 3ª feira de Carnaval (4 e 5 de março de 2019)
-   5ª feira Santa (18 de abril de 2019)
-   De 16 de agosto a 1 de setembro, para férias

 

4.2. Horário de Funcionamento

De 2ª a 6ª feira das 7.30h às 19.30h.

As atividades letivas, realizam-se de acordo com o horário a determinar no ínicio de cada ano letivo.

O calendário escolar será afixado na receção e será entregue aos Pais/Encarregados de Educação, na primeira reunião do ano letivo a que respeita.

Os alunos da creche não pagam prolongamento.

 

4.3. Salas de 1 Ano, Mista ( 1/ 2 Anos) e dos 2 Anos

- Horário das atividades letivas: das 9.00h às 11.30h e das 14.00h às 17.00h.

- A atividade de Educação Musical (1x/semana), orientada por um professor especializado, está incluída na mensalidade das Salas Mista e dos 2 Anos.

- A atividade de Educação Física (1x/semana), orientada por um professor especializado, está incluída na mensalidade da Sala Mista (1/2 anos) e da sala dos 2 Anos.

- A atividade de Inglês (2x/semana), orientada por uma professora inglesa especializada, está incluída na mensalidade da Sala Mista(1/2 anos) e sala dos 2 Anos.

   

5. Atendimento Individuais/Contactos com a Escola

5.1. Os educadores recebem os Pais/Encarregados de Educação semanalmente, em dia definido no ínicio do ano letivo.

5.2 Durante o tempo letivo, o corpo docente e as auxiliares não poderão ser interrompidos para atenderem telefonemas ou contactarem com os Encarregados de Educação.

5.3. As mensagens urgentes recebidas via telefone serão reencaminhas para a Coordenadora da Creche.

 

6. Alimentação

6.1. A alimentação é confecionada diariamente no Colégio, segundo as normas de HACCP (Hazard Analysis of Critical Control Points).

6.2. As ementas estão afixadas na receção e disponíveis para consulta no site do Colégio (exceto para a Sala do Berçário, cuja ementa é definida de acordo com as indicações dos pais).

6.3. Os alunos da creche que entram no Papião no ano letivo 2018/19 têm que almoçar do colégio.

6.4. Em casos especiais, os alunos que trazem almoço e lanche de casa pagam mensalmente o serviço de refeitório, que não inclui aquecimento da refeição (recomendamos a opção de termos).

6.5. A marcação de eventuais almoços ou dietas é feita até às 10.00h do prórpio dia.

6.6. Nos dias de aniversário, o bolo trazido pelos pais para comemoração no colégio, terá que ser confecionado por uma entidade própria e certificada, respeitadora das linhas orientadoras para a alimentação saudável na escola (sem cremes ou outros produtos com um elevado teor calórico e sem ingredientes suscetíveis de provocar alergias).

 

 7. Uniformes

O uso do uniforme é obrigatório a partir da Sala Mista e da Sala dos 2 Anos.

Os alunos, durante a sua permanência no Colégio, em festas ou outras atividades ligadas ao mesmo, devem usar o uniforme. O uniforme deve ser apresentado diariamente, limpo e em ordem.

CRECHE – SALAS MISTA( 1/2 Anos)  E DOS 2 ANOS

Uniforme Menina

INVERNO:

Saia-Vestido cinzento com o logotipo do Colégio

Camisa ou Polo branco de manga comprida

Casaco azul escuro de lã, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho ou collants azuis escuros

VERÃO:

Vestido azul às ricas abotoado à frente com o logotipo do Colégio

Obs: Este vestido deverá ser usado em  abril, maio, junho, setembro e outubro (conforme orientação dada pela Direção).                     

Casaco azul escuro de malha, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de algodão pelo tornozelo

Equipamento de Educação Física: Calção branco, t-shirt branca com o logotipo do Colégio, meias brancas e sapatilhas brancas de ginástica.        

 

Uniforme Menino

INVERNO   

Calças ou Calções cinzentos pelo joelho (com cinto azul escuro)

Polo piquet branco de manga comprida, com o logotipo do Colégio

Pullover azul escuro de lã, com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho ou collants azuis escuros.

VERÃO:

Calções cinzentos pelo joelho (com cinto azul escuro)

Polo piquet branco de manga curta, com o logotipo do Colégio

Pullover  azul escuro de malha com o logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de algodão pelo tornozelo

Equipamento de Educação Física: Calção branco, t-shirt branca com o logotipo do Colégio, meias brancas e sapatilhas brancas de ginástica.

 

8. Saúde

8.1. Em caso de doença, o Colégio assiste a criança, comunica com os pais e este deverão vir buscar o/a filho/a o mais breve possível. Desta forma, minimiza-se os contágios das doenças.

8.2. Qualquer medicamento só poderá ser administrado com autorização dos pais.

8.3. Para se administrar qualquer medicamento é necessário que o Encarregado de Educação preencha diariamente o boletim específico. Os medicamentos só podem ser administrados nas horas do almoço e do lanche e só em caso de extrema necessidade.

8.4. Não são autorizados tratamentos de aerossóis no Colégio.

8.5. Em caso de ausência por doença, superior a 5 dias, a criança só poderá frequentar o Colégio, fazendo-se acompanhar de comprovativo médico.

8.6. As crianças com parasitas só poderão frequentar o Colégio quando estiverem devidamente tratadas.

 

9. Segurança

Os  alunos não devem trazer para o Colégio brinquedos de valor nem objetos de estimação ou adorno, pois embora procuremos exercer vigilância eficaz, não nos poderemos responsabilizar pelo seu extravio ou dano.

 

10. Admissão/Matrículas

10.1. Todas as crianças admitidas no Colégio, deverão entregar no ato da matrícula:

- O Boletim Individual de Saúde atualizado (vacinas);

- Declaração médica atualizada, comprovativa da aptidão da criança para a frequência da Creche.

- O Contrato de Prestação de Serviços assinado pelo Encarregado de Educação.

10.2. Todos os anos os Encarregados de Educação deverão informar o Colégio se desejam a renovação da matrícula dos seus filhos ou educandos para o ano letivo seguinte. O pagamento desta matrícula é feito até abril de cada ano.

10.3. O Colégio Papião sendo uma escola particular e tendo em vista objetivos bem definidos, reserva-se o direito de não aceitar matrículas, bem como de não as renovar, a alunos que, no entender da escola, não preencham os ideais da escola.

 

11. Pagamentos/Modalidades de Pagamento

a) No ato da inscrição, o Encarregado de Educação paga apenas o valor da matrícula.

b) A mensalidade da Creche inclui o material escolar.

c) Com a 1ª mensalidade do ano letivo o aluno paga o seguro escolar.

d) A saída de um aluno seja qual for o motivo, não dispensa os pagamentos em atraso, nem dá direito ao reembolso de qualquer pagamento já efetuado.

e) A matrícula é anual e não será devolvida em caso de desistência.

f) O preçário do Colégio é alterado a partir do mês de setembro de cada ano letivo.

g) A anuidade é dividida em 12 mensalidades (de setembro a agosto).

h) No Berçário não haverá desconto na mensalidade dos irmãos devido ao número reduzido de alunos na sala .

i) O valor da mensalidade referente ao mês de agosto será dividido em três partes iguais, pagas em janeiro, fevereio e março.

 

12. Colégio aberto em Agosto

  • O horário diário será das 8.00h às 18.00h.
  • Terá que haver uma comunicação prévia de frequência neste mês (na secretaria) e até meados de abril de cada ano letivo.
  • Caso essa comunicação prévia não seja feita, o  Colégio  assumirá  para   efeitos de  organização do pessoal que as férias da criança serão no mês de agosto.
  • Não haverá transporte.
  • O Colégio fornece alimentação, servindo diariamente o almoço e o lanche.
  • A alimentação será cobrada na proporção dos dias frequentados. O período mínimo de frequência a cobrar é de uma semana (¼ da mensalidade).

 

13. Disposições Finais

As  situações omissas nas presentes Normas de Funcionamento serão resolvidas pela Direção.

 

S. Pedro do Estoril , 3 de setembro de 2018

A  Gerência 

Isabel de Abreu Faro