Creche

Normas de Funcionamento

2015/2016


1. INTRODUÇÃO

As presentes normas de funcionamento, consistem numa versão reduzida do Regulamento Interno do Colégio "O Papião", expressam em termos oficiais, a relação da escola com as famílias e são do conhecimento de toda a Comunidade Educativa.


2. NATUREZA E OBJETIVOS

O Externato Infantil O Papião, Lda,
designado por Colégio Papião
sede na Rua Conselheiro Fernando de Sousa, 117
em S. Pedro do Estoril
contribuinte nº 501491740
telefone nº 214681717
fax nº 21 4665096
e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

tem os seguintes ramos de ensino:

  • Creche (aquisição de marcha aos 36 meses - Salas do 1 e 2 anos)
  • Pré- escolar (Salas dos 3, 4 e 5 anos)
  • Ensino básico - 1º Ciclo

O Colégio "O Papião" tem como objetivo orientar e estimular o crescimento da criança dentro da visão " é bom crescer" e " é bom aprender".

Este objetivo pressupõe um trabalho de equipa por parte de todos os intervenientes da comunidade educativa.


3. ORGANIZAÇÃO DO COLÉGIO

Direção do Colégio

A Direção  é o órgão ordinário de gestão e de representação.

O Colégio tem uma única diretora por despacho de 13 de Novembro de 1990.

O Colégio "O Papião", como comunidade educativa organizada, tem o seu suporte em documentos que contêm as orientações gerais da ação educativa.

  • Projeto Educativo
  • Regulamento Interno 
  • Normas Operativas
  • Plano Anual
  • Projeto Curricular de Turmas

Creche/Direção Técnica

A Creche está sob responsabilidade de uma diretora técnica/coordenadora pedagógica. 

A responsável por sala é a respetiva educadora.


4. ADMISSÃO / MATRÍCULAS

O Colégio recebe na creche crianças entre os 12 e 36 meses.

Todas as crianças a matricular no Colégio, deverão entregar no ato da matrícula:

  • O Boletim Individual de Saúde atualizado (vacinas).
  • Declaração médica atualizada, comprovativa da aptidão da criança para a frequência da Creche.

Todos os anos os Encarregados de Educação deverão informar a escola sobre se desejam a renovação da matrícula dos seus filhos ou educandos para o ano letivo seguinte. O pagamento desta matrícula é feito até abril de cada ano.

O Colégio Papião sendo uma escola particular e tendo em vista objetivos bem definidos, reserva-se o direito de não aceitar matrículas, bem como de não as renovar, a alunos que no entender da escola, não preencham os ideais da escola.


5. PAGAMENTO/MODALIDADES DE PAGAMENTO

a) No ato da inscrição, o Encarregado de Educação, paga apenas o valor da matrícula.

b) A mensalidade da Creche inclui o material escolar.

c) Com a 1ª mensalidade do ano letivo o aluno paga o seguro escolar. 

d) A saída de um aluno seja qual for o motivo, não dispensa os pagamentos em atraso, nem dá direito a reembolso de qualquer pagamento já efetuado.

e) A matrícula é anual e não será devolvida em caso de desistência.

f) O preçário da escola é alterado a partir do mês de setembro de cada ano letivo.

g) A anuidade é dividida em 12 mensalidades (setembro a agosto).

h) Na creche não haverá desconto na mensalidade dos irmãos devido ao número reduzido de alunos em cada sala.

i) O valor da mensalidade referente a agosto será dividido em três partes iguais, pago em janeiro, fevereiro e março.


6. FUNCIONAMENTO/HORÁRIO/CALENDÁRIO ESCOLAR

O Colégio encontra-se aberto todo o ano exceto:

  • Feriados Nacionais e Municipal (13 de junho)
  • Véspera de Natal e véspera de Ano Novo
  • 2ª e 3ª feira de Carnaval.
  • Período de 16 de agosto a 1 de setembro para férias.
     

Horário de Funcionamento:

2ª a 6ª feira das 07.30 h às 19.30 h.

As atividades letivas, realizam-se de acordo com o horário a determinar no início de cada ano letivo.

O calendário escolar será afixado na receção e será entregue aos Pais/Enc. de Educação, na primeira reunião do ano letivo a que respeita.

SALA DE 1 E 2 ANOS

O horário das atividades letivas - das 9.00h às 11.30h

     - das 14.00h às 17.00h

A atividade de Educação Musical (1xsemana), orientada por um professor especializado, estão incluídas na mensalidade da Sala dos 1 e 2 anos.

A atividade de Educação Física (1xsemana), orientada professor especializado, está incluída na mensalidade da sala dos 2 anos.

A Atividade de English Time (2xsemana), orientada por uma professora inglesa especializada, está incluída na mensalidade da sala dos 2 anos.

7 . ESCOLA ABERTA EM AGOSTO:

- O horário diário será das 08.00 h às 18.00h;

- Terá que haver uma comunicação prévia da frequência deste mês (na secretaria) e até meados de Abril de cada ano letivo;

- Caso essa comunicação prévia não seja feita, o Colégio assumirá para efeitos de organização do pessoal que as férias da criança serão no mês de agosto;

- Não haverá transporte;

- A escola fornece a alimentação, servindo diariamente o almoço e o lanche;

- A Alimentação será cobrada na proporção dos dias frequentados. O período mínimo de frequência a cobrar é de uma semana (1/4 da mensalidade).


8. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS/CONTATOS COM A ESCOLA

As Educadoras recebem os Pais/Enc. de Educação semanalmente, em dia definido o início do ano letivo.

Os Pais/Enc. de Educação poderão contatar com a Educadora, por telefone, entre as 16.30h e as 17.00h.

Durante o tempo letivo, o corpo docente e as auxiliares não poderão ser interrompidos para atenderem ou contatarem com os Enc. de Educação.

As mensagens urgentes recebidas via telefone serão anotadas na secretaria ou receção e transmitidas oportunamente aos interessados.


9. ALIMENTAÇÃO

A alimentação é confecionada diariamente na escola, segundo as normas de HACCP (Hazard Anlysis of Critical Control Points).

As ementas estão afixadas na receção da escola e disponíveis para consulta no site do Colégio.

Os alunos que trazem almoço e lanche de casa pagam mensalmente o serviço de refeitório que não inclui aquecimento da refeição (recomendamos o uso de termos).

A marcação de eventuais almoços ou dietas é feita até às 10.00h.


10. SAÚDE

Em caso de doença, o Colégio assiste a criança e comunica sempre com os pais. 

Qualquer medicamento só poderá ser administrado com autorização dos pais.

Para se administrar qualquer medicamento é necessário que o Encarregado de Educação preencha diariamente o boletim específico. Os medicamentos só podem ser administrados nas horas do almoço e do lanche e só em caso de extrema necessidade.

Não são autorizados tratamentos de aerossóis no Colégio.

Em caso de ausência por doença, superior a 5 dias, a criança só poderá frequentar o Colégio, fazendo-se acompanhar de comprovativo médico.

As crianças com parasitas só poderão frequentar o Colégio quando estiverem devidamente tratadas.


11. SEGURANÇA

Os alunos não devem trazer para o Colégio brinquedos de valor nem objetos de estimação ou adorno, pois embora procuremos exercer vigilância eficaz, não nos poderemos responsabilizar pelo seu extravio ou dano. 


- UNIFORMES

Creche - 2 anos 

Uniforme Menina

Inverno:

Saia-Vestido cinzento com o logotipo do Colégio 

Blusa branca manga comprida

Casaco azul escuro de lã com logotipo do Colégio

Meias azuis escuras de lã até ao joelho ou

Collants azuis escuro

Verão:

Vestido azul claro abotoado à frente com o logotipo do Colégio

Obs: Este vestido poderá ser usado em abril, maio, junho, setembro e outubro (ou conforme orientação dada pela Direção);

Casaco azul escuro de malha com logotipo do Colégio;

Meias azuis escuras de algodão pelo tornozelo

Equipamento de Educação Física: Calção branco, t-shirt branca com o logotipo da escola, meias brancas e sapatilhas de ginástica brancas.


Uniforme Menino

Inverno:

Calças ou Calções cinzentos pelo joelho e e cinto azul;

Polo piquet branco manga comprida com logotipo do Colégio;

Pullover azul escuro de lã com o logotipo do Colégio;

Verão:

Calções cinzento pelo joelho (cinto azul escuro);

Polo branco de manga curta com logotipo do Colégio;

Pullover azul escuro de malha com o logotipo do Colégio;

Equipamento de Educação Física:  Calção branco, t-shirt branca com o logotipo do Colégio, meias brancas e sapatilhas de ginástica brancas.


13. DISPOSIÇÕES FINAIS

As situações omissas nas presentes Normas de Funcionamento serão resolvidas pela Direção.

S. Pedro do Estoril, 22 de julho de 2015

 
Notícias
Papião
Início do ano letivo - 14 de Setembro

Reuniões com os Encarregados de Educação:

1º ano - 15 de setembro

4º ano - 16 de setembro

2º e 3º ano - 17 de setembro